domingo, 1 de fevereiro de 2009

Dossier Regicídio: O Processo Desaparecido

Dossier Regicídio: O Processo Desaparecido, coordenado pelo Professor Mendo Castro Henriques, Tribuna da História, Lisboa, 2008

From Livros


O livro ajuda a compreender o que se passou a 01 de Fevereiro de 1908, no Terreiro do Paço, em Lisboa: o assassinato do Rei Dom Carlos I e do Príncipe Real Dom Luís Filipe.Faz hoje 101 anos.

Analisa o Clima Político da Época: a Coroa, os Partidos (Regenerador, Progressista, Republicano, Socialista, Regenerador Liberal), a Maçonaria, a Carbonária e os Anarquistas.

A Imprensa, o Parlamento, a Ditadura de João Franco, as bombas de Aquilino Ribeiro, os testemunhos dos que viveram aquele instante fatal, neste livro tudo é passado a pente fino.

Sobretudo o Processo, que entretanto desapareceu após a Implantação da República.
A análise dos vestígios nas roupas e dos impactos no landau, as observações médico-legais, as armas utilizadas e os envolvidos directa e indirectamente no processo (juízes, polícias, jornalistas, paladinos, mentores, suspeitos,arguidos,réus,...).

A Leitura faz-se de um fôlego como se de um policial se tratasse.
O livro é repleto de fotografias (inclusivie das bombas),apresenta documentos inéditos e ajuda a clarificar os factos e os contextos.

Para quem gosta de História de Portugal e se interessa pelo seu País.

Para aceder ao registo fotográfico do Regicídio,clicar aqui.

Para aceder às "Notas Absolutamente Íntimas" de Dom Manuel II, à época um jovem de 18 anos quando se tornou Rei por morte do pai e do irmão mais velho,clicar no link e ler o seu relato dos factos ocorridos.

Por fim, um video com uma entrevista a Marina Tavares Dias que também publicou um livro sobre Dom Carlos I e apresenta o contexto político da época.
Ainda não vi o livro, mas quando fôr a Portugal,vou comprá-lo.

1 comentário:

Nuno Castelo-Branco disse...

E faz muito bem, pois a obra é essencial.