sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

97 anos de Amor e Coragem de uma Princesa Portuguesa

Áustria.Segunda Guerra Mundial.

Uma destemida enfermeira e assistente social desloca-se todas as noites para prestar auxílio às vítimas sempre que há bombardeamentos.

Numa dessas noites, viu que estavam a montar uma tenda da Cruz Vermelha e ofereceu ajuda ao médico que ia começar a operar.

Concluídos os trabalhos, já ao amanhecer, o médico perguntou-lhe o nome. "Maria Adelaide", respondeu. "E o Sr. Doutor, como se chama?";"Eu não sou médico, sou estudante de Medicina".Foi assim que se conheceram em 1944.

Casaram no dia 13 de Novembro de 1945 em Viena: Maria Adelaide de Bragança, Infanta de Portugal, tia paterna de Dom Duarte Pio e o neerlandês Nicolaas Johannes Maria van Uden que dedicou toda a sua vida à investigação bioquímica e genética molecular, tendo sido, posteriormente, o fundador dos "Estudos Avançados de Oeiras" do Instituto Gulbenkian de Ciência.

Ainda na Áustria, a Infanta Dona Maria Adelaide faz parte de um movimento de resistência antinazi e acaba por ser presa e condenada à morte pela Gestapo.
A Infanta e uma das suas irmãs, a Infanta Maria Benedita, são presas sob a acusação de terem ouvido e divulgado emissões radiofónicas estrangeiras. Um dos seus cunhados, o Príncipe Carlos de Thurn und Taxis, casado com a Infanta Dona Maria Ana, também é preso e o outro cunhado, Francisco de Thurn und Taxis, casado com a Infanta Dona Isabel, é considerado suspeito.
Salazar tem conhecimento da situação e toma as providências necessárias junto dos Alemães, invocando que se tratava de uma Infanta de Portugal e, portanto, de "Património Nacional". Recordo que Portugal não participou na 2ª Guerra Mundial e era considerado “neutral”.
A Infanta foi libertada e deportada para a Suíça,voltando para a Áustria, só após o final da guerra. A irmã e o cunhado também conseguem escapar ao fuzilamento.Carlos de Thurn und Taxis só sairá da prisão em Abril de 1945.

S.A., A Infanta Dona Maria Adelaide vem para Portugal em 1949 e começa a trabalhar como assistente social na Trafaria e no Monte da Caparica, zonas pobres, onde viviam muitas pessoas do interior do país que migravam para junto da capital.

Na zona das barracas, recolhe crianças recém-nascidas e mães prestes a dar à luz, levando-as para a Fundação Dom Nuno Álvares Pereira,da qual era presidente,situada em Porto Brandão.

As crianças viviam na Fundação até à puberdade, transitando então para outras instituições, como as Oficinas de São José, dos Salesianos.

S.A., A Senhora Infanta Dona Maria Adelaide de Bragança van Uden é neta do Rei Dom Miguel I e filha do Príncipe Dom Miguel e da Princesa Dona Teresa de Löwenstein-Wertheim-Rosenberg.
Nasceu no exílio, em St. Jean de Luz (Departamento Baixos-Pirenéus, França), em 31 de Janeiro de 1912, onde a Sua Família vivia entre uma significativa colónia portuguesa.
Foram Seus padrinhos, o Rei Dom Manuel II e a Rainha Dona Amélia,representados respectivamente pelo Capitão João Velez Caldeira e pela Marquesa de Rio Maior, Maria de Saint-Léger.

Sua Alteza, a Infanta Dona Maria Adelaide de Bragança van Uden completa, neste 31 de Janeiro de 2009, noventa e sete anos de uma vida plena de coragem, amor e dedicação ao próximo!

No dia 1 de Fevereiro de 2008,na Igreja de São Vicente de Fora, esteve presente na Missa por almas de S.M., O Rei Dom Carlos I e S.A.R., O Príncipe Dom Luiz Filipe, assassinados no Terreiro do Paço no dia 01 de Fevereiro de 1908.



(foto retirada do Blog da Família Real Portuguesa)

A Infanta Dona Maria Adelaide, acompanhada e apoiada pelo Seu Filho, D. Francisco de Bragança van Uden, à saída da Missa Solene e dirigindo-se para o Panteão Real onde foi prestada uma homenagem junto dos túmulos do Rei Dom Carlos I e do Príncipe Real, Dom Luís Filipe.

A propósito de um amor luso-neerlandês:), de uma vida de companheirismo e aventuras:)

Quem era Nicolau van Uden, o marido neerlandês da Infanta Dona Maria Adelaide?

Nasceu em 1921 e faleceu em 1991, tendo obtido a naturalização portuguesa em 1975.
Licenciou-se em Medicina pela Universidade de Viena e obteve o grau de Doutor em Biologia pela Universidade de Coimbra.
Foi Professor Catedrático em Microbiologia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.
Exerceu o cargo de Director do Laboratório de Microbiologia do Instituto Gulbenkian de Ciência entre 1966 e 1991.
Foi também o Promotor e Director dos “Estudos Avançados de Oeiras”(IGC).
Organizou, entre 1969 e 1991, 93 cursos monográficos internacionais.
Iniciou, em 1952, uma Colecção de Culturas de Leveduras (actualmente PYCC - Portuguese Yeast Culture Collection),que dirigiu até 1991.

Fica aqui a minha singela homenagem a uma figura da nossa História que muito admiro:) e os meus Parabéns extensíveis a toda a Família:)

Um beijinho de agradecimento à Maria de Menezes :) pela documentação disponibilizada:)

Fontes:

Amaro Monteiro, Fernando,Salazar e a Rainha, Prefácio, 2006
Blog da Família Real Portuguesa
Entrevista a D.Francisco de Bragança van Uden ao Magazine Grande Informação em Julho de 2006
Entrevista a Dona Maria Teresa de Bragança van Uden ao Magazine Grande Informação em Dezembro de 2006
Gonta Colaço, Branca de, Memórias da Marquesa de Rio Maior,Parceria A.M. Pereira, 2ª edição, Lisboa, 2005
Site GeneAll.net

2 comentários:

Nuno Castelo-Branco disse...

e o senhor D. Francisco é um herói de guerra. Um dos últimos verdadeiros portugueses.

Aledys Ver disse...

What a nice story!! I didn't know about this "infanta" from Portugal and her work.
Loved reading this! ;o)