segunda-feira, 7 de abril de 2008

Dia Nacional dos Moínhos

Hoje, dia 7 de Abril, é o Dia Nacional dos Moínhos em Portugal.

Se quiserem, podem visitar moínhos de forma gratuita.

O site onde podem obter mais informações sobre os moínhos portugueses é http://www.moinhosdeportugal.org/

Sabiam que estão a decorrer cursos para animadores de moínhos de vento?

O Moínho do Cais do Montijo (datado do século XVII e reconstruído entre 2005-2006) também está incluído nas festividades.

Como sabem, estive em Portugal entre 24 de Março e 05 de Abril.Aproveitei para rever este moínho e a zona ribeirinha com a minha amiga Otília e a sua filha Inês. Fiz algumas fotografias que aqui deixo.Espero que gostem.

E porque os Países Baixos são também conhecidos pelos seus moínhos ("molens"), deixo aqui o link da área de Zaanse Schans,onde visitámos o interior do Moínho "De Kat". Neste site, podem clicar nos nomes dos diversos moínhos holandeses para verem fotografias ou obter informações.Coloco aqui a versão em inglês.

Voltando a Portugal, há Moínhos nos Açores que já se dedicam ao Turismo Rural.Vejam este exemplo.

Como sabem, foi o Infante Dom Henrique, o Navegador que promoveu a ida de flamengos para os Açores. Os Flamengos são originários da Flandres (que fica na actual Bélgica e onde se fala neerlandês como nos Países Baixos).

Daí, a semelhança dos moínhos açorianos com os moínhos flamengos e dos Países Baixos. Vejam a colecção de selos dos CTT dedicada aos moínhos açorianos.

Há a registar também as semelhanças linguísticas com o neerlandês.Lembrem-se da pronúncia do "U"....Aqui, nos Países Baixos, é igual.

Jácome de Brugges foi o colono da Flandres que fundou e colonizou a cidade de Angra do Heroísmo (Património da Humanidade pela Unesco), na Ilha Terceira.

Joss Van Hurtere foi outro colono da Flandres, que por influência da Princesa Isabel de Portugal, Duquesa da Borgonha, irmã de Henrique, o Navegador, colonizou a Ilha do Faial e fundou a Horta.

Willem Van Der Haegen, outro colono flamengo, foi o responsável pelo povoamento da Ilha das Flores.O nome dele foi aportuguesado para Guilherme da Silveira.

E porque os Açores não são só moínhos de influência flamenga, não pude deixar de ir à Casa Pereira no Chiado, em Lisboa, comprar 3 embalagens de Chá Gorreana, "the only tea produced in Europe".

Sem comentários: