quarta-feira, 14 de maio de 2008

The Last King of Portugal

O último Rei de Portugal foi Dom Manuel II que reinou entre 1908 e 1910.Todos aprendemos na escola que o Rei se exilou em Inglaterra.Mas, ninguém nos explicou o que aconteceu a seguir.

See this video(it is in english)to know what happened with King Manuel II after the Republican Revolution in 1910.



Vejam também este video, excelente resumo sobre a sua vida.



Muitos me perguntam como é que Dom Duarte Pio é descendente dos Reis de Portugal.

Dom Manuel II casou com uma princesa alemã, sua prima, mas não teve filhos.
Extinta a linha de Dom Pedro IV (que implantou o Liberalismo em Portugal), seria a linha de seu irmão, o também nosso Rei, Dom Miguel I, a quem caberia a sucessão.Dom Miguel I viveu exilado na Áustria (após a vitória de Dom Pedro),casou e teve um filho chamado Dom Miguel.Este filho, por sua vez, teve um filho chamado Dom Duarte Nuno, que casou com uma princesa brasileira,Dona Maria Francisca,descendente de Dom Pedro IV, e juntos tiveram Dom Duarte Pio de Bragança.A Família vivia na Suiça em meados do século XX, quando Salazar permitiu o seu regresso a Portugal.
Actualmente,Dom Duarte Pio é Presidente da Fundação Dom Manuel II e Presidente de Honra do Instituto de Democracia Portuguesa.
Se quiserem saber mais sobre as actividades desenvolvidas em Portugal por Dom Duarte Pio, podem consultar o site http://www.somosportugueses.com/.Preside também às comemorações do centenário do Regicídio do Rei Dom Carlos em 1908.

Sem comentários: