domingo, 30 de novembro de 2008

Fernando Pessoa

O Poeta Fernando Pessoa partiu no dia 30 de Novembro de 1935,no Hospital São Luís, em Lisboa.

Para celebrar o Poeta, escolhi este poema de um dos seus heterónimos,Ricardo Reis.

Segue o teu destino,
Rega a tuas plantas,
Ama as tuas rosas.
O resto é a sombra
De árvores alheias.

A realidade
Sempre é mais ou menos
Do que nós queremos.
Só nós somos sempre
Iguais a nós próprios.

Suave é viver só.
Grande e nobre é sempre
Viver simplesmente.
Deixa a dor nas aras
como ex-voto aos deuses.

Vê de longe a vida.
Nunca a interrogues.
Ela nada pode
Dizer-te. A resposta
Está além dos deuses.

Mas serenamente
Imita o Olimpo
No teu coração.
Os deuses são deuses
Porque não se pensam.

Ricardo Reis

If you want information about the portuguese poet Fernando Pessoa, please click here.

sábado, 29 de novembro de 2008

Portugal nº1 Europeu no sector do calçado

Adorei este artigo do Expresso...Boa!Parabéns!Mal calhe em conversa, vou informar os neerlandeses e salientar a boa qualidade do nosso calçado...

Como se diz laranja em árabe? Portucale...

Dia 1 de Dezembro é Feriado Nacional.Alguém sabe o que se comemora? pergunto isto, porque os programas de História de Portugal são tão incipientes e dados a correr no meio dos programas enormes de História Europeia do 3º ciclo (7º,8º, e 9º anos), que é sempre bom confirmar...

Se fosse eu que decidisse, todos teriam História Europeia no 3º ciclo (porque fazemos parte de um todo e ajuda-nos a saber movimentar) e no Secundário (10º,11º,12º anos),todos teriam História de Portugal para aprender a investir aquilo que nos distingue,quer no nosso país,quer no exterior(porque todos nós somos embaixadores do país).

Na minha opinião, qualquer cidadão(neste caso, português) tem direito à sua identidade cultural e histórica e o dever de perpetuar e salvaguardar essa mesma identidade.

Da minha experiência aqui nos Países Baixos, sinto que isso se passa.Os Neerlandeses valorizam muito a sua História e a integração na sua cultura.E acho muito bem.

Nós tivemos ao longo da nossa História muitos momentos de afirmação como Nação, apesar das dificuldades com que nos deparámos.O 1º de Dezembro de 1640 foi um desses momentos. Apesar das dificuldades,não quisémos que a nossa Coroa continuasse unida à de Espanha e optámos por nos afirmar como o Estado Soberano mais antigo da Europa que sempre fomos(ou seja, aquele que mais cedo definiu as suas fronteiras).

Agora uma pequena estória: há uns meses, uma holandesa tonta (até à data, a única que conheci) perguntou-me com um ar irónico e provocador "Então, Portugal já faz parte da Europa?". Eu disse-lhe que Portugal sempre fez parte da Europa porque era a nação com as fronteiras mais antigas da Europa e que fomos nós que fizemos a primeira globalização. Ficou com "cara de tacho" a olhar para mim...Mas acrescentei,no meu melhor ar, que compreendia a observação dela, por causa do atraso que ela verificou em Portugal há 30 anos quando foi lá pela única vez ;)

Contudo, disse-lhe que continuávamos a contribuir para o bem-estar europeu e da Humanidade,bastava olhar para os prémios que temos recebido nas mais diversas áreas do conhecimento e do saber, e que a Europa precisa de nós, a avaliar pela contratação expressiva de "cérebros" portugueses.Fiz questão de salientar isto, por causa de certos comentários que a dita senhora fez(mas foi só esta, pois no geral, querem saber mais sobre Portugal).Referi também que os portugueses facilmente se movimentam em qualquer país. Gostamos de aprender línguas e sobre outras culturas.
Também estamos habituados a trabalhar em ambientes internacionais.

Mas que adoraria viver num Portugal com uma Monarquia Constitucional idêntica à neerlandesa.O Rei é educado para Servir a Nação, um Presidente nunca pode ser de todos os cidadãos(está sempre conotado com partidos e os interesses económicos que apoiam a sua candidatura).Além disso, a Monarquia sai mais barata.A Monarquia Neerlandesa é 3 vezes mais barata que a nossa Presidência da República.

Bom,....isto para dizer que é importante defender a nossa História e a nossa Cultura,até porque nos ajuda a contactar com outros povos.

Vou dar um exemplo: uma vez, no curso de Neerlandês, perguntei a um colega iraquiano se ele sabia como se dizia laranja em árabe. Ele riu-se porque percebeu a pergunta.Diz-se "portucale".

E poderia continuar com os exemplos...

Eu não gosto quando oiço um português dizer que gostaria de ser espanhol.
Tanto lutámos pela nossa independência...Eu gosto muito do Rei Dom Juan Carlos (fez uma brilhante transição para a Democracia), gosto de ver os nossos vizinhos a crescer, mas não quero ser espanhola.Eu quero ser Portuguesa e dar o meu melhor pelo meu País, a viver lá, ou a viver no exterior.

Na minha opinião,nos momentos de crise, precisamos ainda mais de nos agarrar às nossas referências de coragem e de tenacidade.
Vejam aqui,por exemplo, quem foram esses homens, os Conjurados de 1640, que lutaram durante vários anos pelo fim da Monarquia Dual com Espanha...

Este excelente video é sobre a Restauração e os Conjurados.
Reconhecem a música? ;)

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Ivone Silva "Anda tudo a fazer pouco da gente"

A Querida Actriz Ivone Silva partiu há 21 anos com um cancro na mama.

Deixou-nos momentos inolvidáveis:)

Lembram-se do Sabadabadu? do Agostinho e da Agostinha? com o Camilo de Oliveira?

Para relembrar a querida Ivone Silva,para mim, a melhor actriz de Revista à Portuguesa, e porque a rábula é tão actual...

Ai,Ivone, se estiveres a ver o que se passa aqui em baixo,vais continuar a dizer "Anda tudo a fazer pouco da gente!".



Mas era como dizias "Calma,Ivone,Calma!".

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Duas Divas.Duas Senhoras.

Fiquei muito emocionada quando encontrei no You Tube, um excerto do espectáculo Um País chamado Simone, onde a Simone de Oliveira canta a minha canção favorita, No Teu Poema.

O que me fez vir uma lágrima ao canto do olho? o encontro tocante com a Madalena Iglésias, já na parte final...Muito,muito bonito:)

Duas Divas.Duas Senhoras.

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Aguarelas do Rei Dom Carlos I de Portugal

O penúltimo Rei de Portugal, Dom Carlos I, além de ser apaixonado por fotografia,era também um pintor com muito talento.Gosto imenso das suas aguarelas.

Vi este slideshow no Blog da Família Real Portuguesa e decidi partilhar convosco.

By the way,já visitaram o Palácio de Vila Viçosa?

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Sophia

Hora

Sinto que hoje novamente embarco
Para as grandes aventuras,
Passam no ar palavras obscuras
E o meu desejo canta --- por isso marco
Nos meus sentidos a imagem desta hora.

Sonoro e profundo
Aquele mundo
Que eu sonhara e perdera
Espera
O peso dos meus gestos.

E dormem mil gestos nos meus dedos.

Desligadas dos círculos funestos
Das mentiras alheias,
Finalmente solitárias,
As minhas mãos estão cheias
De expectativa e de segredos
Como os negros arvoredos
Que baloiçam na noite murmurando.

Ao longe por mim oiço chamando
A voz das coisas que eu sei amar.

E de novo caminho para o mar.

Sophia de Mello Breyner Andresen

Até Sempre Milú!

Linda,Linda Milú...

Para Sempre,na nossa História do Cinema...

Obrigada,por nos teres dado,com uma alegria inesquecível,...

Cantiga da Rua



E tantos,tantos outros momentos...

O Chinesinho Limpópó ficou connosco

Badaró partiu com 75 anos,vítima de cancro.Doou o seu corpo à cìência e o seu espírito,boa disposição e gargalhadas a todos nós.

O Chinesinho Limpópó ficará para sempre connosco:)

Até Sempre e Obrigada!